Translate

Translate

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Quarto vazio


Vocês já pararam pra pensar no sentido da vida? As vezes não só penso como perco horas e dias nessa sensação de estar perdida. Viver para que? O que estamos fazendo aqui?
Há quem acredite que existam outras vidas, há quem acredite que só temos essa... O que quer que seja, nessa, nesse momento, em que devo focar?

Desde pequena fomos condicionados a TER ao invés de SER. Ter sucesso, ter um alto cargo de trabalho, ter o namorado (a) mais lindo rico e popular.... Não que não aprecie a beleza ou acredite que amor "enche barriga". Adoro um bom vinho, uma cama confortável, um carro bom de dirigir...
Mas me pego pensando que diante dessas expectativas DO OUTRO, da sociedade (ou seja que não somos nós), nos perdemos e esquecemos de escolher o que NOS faz bem. Natural, afinal ninguém acredita que pudesse se sentir bem vivendo sozinho ( ou com poucas e seletivas companhias, por que também fomos condicionados que ser amado é estar cheio de gente em nossa volta). 

Não que eu não goste de ser amada. Eu também gosto. Gosto de ter meu lugar, de ser vista com bons olhos. Gosto de agradar quem eu aprecio e as vezes até ganhar um elogio. Tanto gosto que, durante muito tempo pensei: então, se eu quero ser "aceita" e muitas vezes "admirada" não deve fazer mal tomar minhas decisões, escolher caminhos que me conduzam a isto (agradar "o outro")... Certo?  

Mas depois de passar por tantas situações de vazio na minha vida, depressão  e conversar com vários profissionais eu diria que NÃO. Não esta certo. Por isso a importância de nos conhecermos. Por que pude perceber que a solidão em meio a multidão dói tanto quanto sozinha. 

Eu tive um terapeuta que vou sempre citar falas dele. Foi para mim como um anjo. Infelizmente faleceu antes deu passar uma das fases mais difíceis da minha vida. Minha depressão. Carrego muita coisa que ele me ensinou.  Foi uma pessoa sábia, bondosa e acima de tudo seletivo com a vida. Ele ESCOLHIA na vida. Aliás ele sempre pontuou que minha maior dificuldade era fazer escolhas. Ele sempre dizia que eu não sabia O QUE perder. Concordo. Mas pra piorar acho que também nunca soube O QUE ganhar. Todo ganho tem uma perda. E não sabia em que focar. Escolher para mim ou para os outros? O problema é que nem sempre essa decisão está alinhada. O que faz bem à minha alma provavelmente não atenderia à expectativa  que os outros tem sobre minha vida, sobre mim.  

Mas, e se eu apenas focar em ser admirado? Conheço pessoas assim ... Muitas. O problema é que a admiração é perigosa. Admira-se o que querem, não o que somos. E assim quando deixarmos de ser "aquilo" que querem perdemos a admiração do outro. Como diz minha mãe " a mesma mão que te aplaude te aponta ". Confesso que tentei ser admirada. E pensava, mas então, é só fazer aquilo que esperam. Tudo bem, eu poderia até abdicar da minha vida e viver para o outro. Mas, como eu saberia o que cada um esperava de mim? Como eu saberia como agradar? E nessa tentativa, olhava pra fora e não pra dentro. Na tentativa de atender a todas expectativas eu me perdia mais... E aparecia a solidão de quando nos abandonamos. Por qualquer que seja o motivo. E fui percebendo que essas tentativas eram em vão, por que como disse, nunca fui muito popular e aceita na maneira de ser. E deparei com um vazio. Grande e solitário. Não tinha "o outro" (falsa ilusão por que NUNCA TERIA) e o mais sério , não tinha "a mim". 

De repente me vi como um quarto vazio que deixei de colocar com as flores que eu gosto, esperando visitas. Visitas que muitas vezes não entravam e quando entravam estavam de passagem. E continuava vazio, por que a única pessoa que de fato preencheria, sempre, o vazio do MEU quarto seria EU. Mas essa única pessoa, a mais importante, eu nunca convidei com carinho. Essa, nunca fiz questão de ouvir e perguntar o que ela gosta. Essa, que sou eu!!!

Mas agora, vou me aproximar devagarinho e carinhosamente, lhe dar atenção e tentar convencer que pode entrar por que é seguro. E que acima de tudo "ela" agora está EM CASA, no seu quarto, não mais vazio. 



4 comentários:

  1. Estava em busca de uma palavra de solidariedade do que estou sentindo. Foi quando me deparei com o seu blog.
    Você me entende. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thais fiquei muito feliz em saber Muito obrigada. Espero ajudar mais e mais...

      Eliminar
  2. oie….. li teu post…. achei que estava lendo a minha vida escrita por outra pessoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Hellen. Eu também gosto de me identificar com alguns textos.Muito obrigada

      Eliminar